Fiocruz Fale com a Fiocruz Fundação Oswaldo Cruz
CBAM • Coleção de Bactérias da Amazônia

Histórico

O Brasil destaca-se por ser detentor de uma das maiores biodiversidades do planeta e parte dela encontra-se na região Amazônica. Essa tamanha variabilidade genética pode ganhar ainda mais valor quando devidamente organizada, identificada, classificada, documentada e disponível para acesso, sempre que houver demanda, seja ela para pesquisa ou aplicações tecnológicas. As coleções biológicas são recursos estratégicos, que podem fazer parte da infra-estrutura de inovação do país. As informações contidas nestas coleções são recursos-chave que o país precisa para o estabelecimento de estratégias rápidas e eficientes para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Atento a isso, em 2001 o então Escritório Técnico da FIOCRUZ na Amazônia, hoje Instituto Leônidas e Maria Deane, ILMD, inseriu na sua política institucional a Coleção de Bactérias da Amazônia - CBAM como um eixo agregador de suas linhas de pesquisas.

A CBAM foi fundada em 2001 pelo Pesquisador Sergio Luiz Bessa Luz. De 2006 até o presente, essa Coleção está sob a responsabilidade da Pesquisadora Michele Silva de Jesus.


© 2020 Coleção de Bactérias da Amazônia, Instituto Leônidas e Maria Deane, Fundação Oswaldo Cruz