CBAM • Coleção de Bactérias da Amazônia

Serviços

Fornecimento de culturas

A Coleção fornece culturas para instituições públicas, sejam de pesquisa, serviços ou ensino, além de setores da indústria. Todos os pedidos devem justificar a utilização pretendida para o material, devidamente assinados por um profissional qualificado e autorizado a manipular a linhagem requerida.

As culturas são fornecidas preferencialmente liofilizadas e quando possível, na forma solicitada pelo usuário. A distribuição de culturas obedece às normas de transporte de material biológico em vigor.

A solicitação é feita mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Material Microbiológico que pode ser obtido junto ao curador ().

Depósito de Culturas na CBAM

Categorias de Depósito

  • Depósito aberto (acervo de acesso público). Compreende o depósito de culturas bacterianas e informação associada de livre acesso para a comunidade científica e indústria. Este material pode ser solicitado por pesquisadores e instituições nacionais e estrangeiras para fins de pesquisa e aplicações específicas, segundo normas de utilização definidas pela Convenção de Diversidade Biológica e Conselho de Gestão do Patrimônio Genético - CGEN. O depósito de microrganismos não tem custos para o depositante.


  • Depósito restrito (fornecido com autorização do depositante)

  • Depósito fechado (depósito confidencial). A CBAM recebe como depósito fechado linhagens de importância para pesquisadores e indústria. Estes depósitos são sigilosos e, tanto o material, como a informação associada, são processados e armazenados sob confidencialidade e mantidos independentemente do acervo da coleção pública. A CBAM se reserva o direito de manter estas culturas por um prazo definido, quando estas devem ser transferidas para a categoria de depósito aberto ou devolvidas ao depositante (quando relacionadas a projetos científicos, as culturas serão mantidas em depósito fechado pelo período do projeto).

Todos os depósitos são formalizados somente após a autenticação da cultura por análise macro e micromorfólogica. A CBAM se reserva ao direito de não depositar linhagens controversas quanto à sua identificação.

Caracterização e Identificação

A CBAM identifica e autentica as culturas bacterianas utilizando testes bioquímicos. Este serviço pode ser oferecido independente da solicitação de depósito. Neste caso, as culturas identificadas não são depositadas na CBAM.

Testes de Resistência e Sensibilidade de Culturas

É realizado o perfil de resistência e sensibilidade frente aos antibióticos gerais.


As solicitações são feitas mediante o preenchimento e envio do Formulário para Solicitação de Identificação, Autenticação e Depósito que pode ser obtido junto ao curador ().


© 2024 Coleção de Bactérias da Amazônia, Instituto Leônidas e Maria Deane, Fundação Oswaldo Cruz